29ª Bienal de São Paulo

A convite do Blog da Petrobrás, estive em São Paulo para visitar a 29ª Bienal. Antes mesmo de chegar lá, as discussões e opiniões sobre algumas obras já estavam por aqui, o que aumentou a expectativa de ver tudo de perto.

A bienal traz como tema arte e política para além de discursos panfletários – o que tranquilizou muitos que, como eu, acharam mais emocionante ver os relógios do coletivo Raqs Media, marcando horários e sentimentos, do que os desenhos pré-assassinatos de Gil Vicente.


Os relógios do coletivo Raqs Media: quinze minutos para o pânico.

Nesse sentido foi bem interessante perceber como a equipe de curadores planeja e executa uma exposição, algo muito próximo do processo de conceituação em design, que expande significados e promove associação entre inúmeras referências para criar um sentido e provocar o observador.

Muitas das obras expostas investigaram temas relacionados à memória individual e coletiva que registram fatos históricos de maneira subjetiva e criam narrativas particulares dentro de contextos maiores. Essa dimensão pessoal humaniza os grandes fatos e revela como as relações cotidianas são afetadas por eles. Nesse sentido, os trabalhos de Alessandra Sanguetti, Cinthia Marcelle, Karina Aguilera e Rosângela Rennó são belos exemplos.

Um dos grandes atrativos da Bienal é reunir as obras históricas de Cildo Meirelles, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Artur Barrio e outros. Mas se a exposição marca pontos por trazer a público obras tão significativas do passado, deixou bem a desejar quando se trata da arte de nossos dias. Poucas obras de webarte e interativas foram exploradas. Seria uma ótima oportunidade para lembrar ao público que política também é algo que exige nossa participação em redes on e offline a todo momento.


Cinthia Marcelle e Karina Aguilera relacionam memória e política.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: