Visualization data no Twitter

Twitter na capa da Época e cada vez mais pessoas atentando para o site como ferramenta de pesquisa sobre tendências e debates da ordem do dia (li um artigo que se referia ao Twitter como uma ferramanta para se capturar o “zeitgeist” no ambiente de trabalho, rs).

Ainda não tinha visto experimentos de visual data que usassem o Twitter como base de dados, mas acabei encontrando esta semana.

O Social Collider é um visualizador de dados que registra ligações entre os posts lançados por lá. Sascha Pohflepp e Karsten Schmidt criaram o software que baseia a interface no desenho de colisões entre partículas atômicas e permite pesquisar por usuários, assuntos e trends. Clicando nos pontos de registro, o site direciona para o post em questão.

social_collider

Já o Social Weather Mapping, desenvolvido pelo escritório Use All Five,  localiza em um mapa o registro de tweets nos EUA que contém termos que descrevem situações de acordo o tempo atmosférico naquele local. A informação pode ser usada para formar uma imagem do tempo e de como ele afeta a vida das pessoas.

social_weather

Esses e outros projetos fazem parte da nova investida do Google, o Chrome Experiments, que reúne projetos de visual data criados por designers e programadores do mundo todo. Vale dar uma explorada nos projetos selecionados e também a atenção para o uso dos softwares de visualization data como ferramenta de pesquisa e análise de comportamento na web.

Uma resposta to “Visualization data no Twitter”

  1. Lalá Says:

    adorei a reportagem da época! muito útil para o meu projeto…
    bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: