In shop we trust!

Crise e recessão na pauta do dia (é, eu também estou desempregado) e um certo mal estar causado pela campanha da Saks Fifth Avenue. Descabido, fora de hora, oportunista, sensacional – já ouvi de tudo.

08row-500

O conceito das peças se baseia no construtivismo russo do designer Aleksander Rodchenko que criou os emblemáticos cartazes da Revolução Russa na década de 1920 – dessa vez modernizado por Shepard Fairey, artista criador do pôster Hope, a mais popular imagem de Barack Obama durante as eleições presidenciais nos EUA. Para a campanha da Saks Fifth Avenue, a ordem é lutar contra a crise, convocando os clientes a se armarem e, claro, consumir.

08row1-500

É sempre interessante observar como a publicidade absorve linguagens que anteriormente se restringiam ao universo do design e se associaram a determinado contexto e mensagem (exemplos são muitos). E, por outro lado, também demonstra seu poder ao despolitizar uma iconografia e reverter seu sentido esvaziando a mensagem original. Mas tudo bem, sem ressentimentos. Mais informações neste artigo do New York Times.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: