Fim de ano e autoanunciação

Fim de ano tem aquelas coisas de viajar e passar tempo com família e amigos que não vejo há meses e alguma promessa de não ler emails ou ficar no computador, algum desejo de fazer algo criativo nas horas que parecem durar mais quando fico atoa no interior.

Claro que nem sempre funciona e é por isso que sempre trago um livro por perto. Dessa vez peguei o Pensar com Tipos da Ellen Lupton (CosacNaify), recomendo demais, e registro aqui um trecho que achei interessantíssimo:

O design ajuda os sistemas do cotidiano a operar suavemente, permitindo que usuários e leitores ignorem como as coisas são feitas. O design deveria, em alguns casos, anunciar a si mesmo para lançar luz sobre esses sistemas, expondo sua construção, identidade, personalidade e política.

Talvez por isso os designers gostam tanto de ver livros de processos e ler sobre a construção das coisas, marcas, identidades, leiautes. Mas seguido o conselho do livro, essa é uma prática que não deve ficar exclusiva aos integrantes do clube.

Acabei de me lembrar desse conselho revendo (já perdi a conta das vezes) o site Autobahn. Sempre me detenho nos trabalhos em tipografia – particularmente interessantes e provocadores, extrapolam os limites do Fontlab trazendo as experiências para o cotidiano. Materiais improváveis (pasta de dente, ketchup), espaços corriqueiros (grades, campos de futebol) e muita criatividade são os suportes para o desenho dos caracteres. E todo o caminho registrado mostrando que os projetos valem também por seu processo de criação: materializar uma idéia não é algo tão simples quanto parece.

autobahn02

Acho que é essa a anunciação que a autora defende, a exposição do processo e seu intercâmbio com o meio cotidiano, como forma de lançar luz sobre a atividade e o processo de criação, além de transformá-lo em algo ainda mais fascinante.

Bom, em clima de ano novo (post longo também para compensar os próximos dias) e autoanunciação, deixo aqui o making of do stop motion sem noção de fim de ano da Electrabel, produzido pela agência Famous. A versão final do filme pode ser vista neste link. Ótimo 2009 a todos!

Uma resposta to “Fim de ano e autoanunciação”

  1. Juliana Says:

    que lindo, moreira. tipografia… hum… quel e vc, tudo a ver. acho foda. Conhece o Matias? Depois pergunta pra Quel. Arrasa em 2009!
    Beijos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: